Hola, Madrid!

Lisboa já ficou para trás. As estações de comboio, que sempre tanto me disseram, dizem-me agora mais: falam-me ao ouvido, baixinho, sobre despedidas que espero serem mais um “até já”.

Até qualquer dia, até sempre, para sempre, Lisboa. Vou ter saudades tuas.

Lisboa

Demorei 10 horas a chegar a Madrid. A carruagem estava praticamente vazia e, apesar de ter lugar marcado, eu cheguei-me para o da janela. Trinta segundos depois de o comboio iniciar marcha, um argentino veio reclamar o lugar.

Hola, soy Francisco. Diana, encantada.

Fomos parceiros de uma viagem em que passamos 90% do tempo a dormir. Apesar de a conversa não ter sido muita, quando chegamos a Madrid sabíamos que cada um de nos era a pessoa mais próxima uma da outra. Foi por isso que, sem pedir ou combinar, ele foi comigo depositar as minhas malas e depois eu o ajudei a carregar as dele. Fui com ele ao hostel para fazer o check-in e enquanto esperava por ele, a rapariga da recepção diz-me: ah, não és cliente? Estás só à espera do argentino? Sim… Então vai ali à cozinha tomar o pequeno-almoço que eu hoje acordei de bom humor. Soou a uma ordem da minha mãe.

Depois de uma noite muito mal dormida sentada num lugar de comboio e de andar com malas de trás para a frente durante quase duas horas, a generosidade desta rapariga de cabelo roxo teve entrada direta no meu coração.

Bom dia, Madrid! Fazes muito frio, vamos entrar nesta loja de presuntos, comer umas tapas e beber uma caña. Ou duas. Muito melhor assim. O ritual deve ser repetido várias vezes ao dia. Hora de me despedir do Francisco e palmilhar Madrid ao meu ritmo.

Camiño

Uma amiga madrilena que conheci em Chicago ofereceu-me dormida durante os dias que cá fico. Vamos conhecer a mãe dela e já que lá vamos, almoçamos por lá. A partir do momento em que conhecemos a mãe da pessoa que nos oferece dormida, sentimo-nos seguros. Sabemos que, pelo menos, comida não nos vai faltar. Quando estamos a viajar com budget reduzido, a dormida e a comida são sempre a nossa principal preocupação. Sinto-me segura quando tenho chocolates e coca-cola na mochila e respostas no Couchsurfing.

Não sou fã de museus, admito. Mas sou fã de paisagens sem dono. Há dois anos, quando vim a Madrid com mais duas amigas, fomos ao Museo del Prado. Quais apreciadoras e entendidas de arte, na altura as nossas interpretações das obras eram de tal forma específicas que praticamente fomos convidadas a sair. É feio, eu sei. Rimos tão alto que desconcentrávamos quem realmente queria analisar as obras e foi por isso que saímos e rimos das nossas figuras durante todo o Passeo del Prado. Há dois dias, quando voltei a lá passar, lembrei-me dessa situação. E senti nostalgia. Ainda não sei se prefiro viajar sozinha ou acompanhada. Mas sei que quando estou sozinha quero estar acompanhada e quando estou acompanhada quero estar sozinha. António Variações, é um prazer viajar contigo.

É uma vergonha estar pela 4ª vez em Madrid e ainda não ter ido ver o Guernica. A Laura, a tal madrilena que conheci em Chicago, vive cá e só lá foi uma vez. Senti-me melhor. Aproveitamos que era feriado e a entrada era gratuita (atenção que quase sempre se consegue ir visitar museus de forma gratuita, basta perguntar ao Google quando) e lá fomos ao Museo Reina Sofia. Telemóvel em punho para tirar a fotografia de praxe (achava eu) ao Guernica e sou imediatamente informada que é proibido tirar fotografias. Sorte foi que a Laura reconheceu a senhora emprega da pré-escola e depois de dois dedos de conversa lá disse que era proibido tirar fotografias mas que ia virar costas por cinco segundos para ir alertar outras pessoas.

Chego amanhã a Paris e só agora estou a acertar todos os detalhes com a pessoa que me vai hospedar durante uma semana. Estou ansiosa por lá chegar, quero aprender um bocado mais de Paris e de francês. As expectativas não estão elevadas, vou tranquila, sem grandes pressas.

A inspiração não está aqui toda, mas ela acaba por vir. Quando ela quiser, ela vem.

Galeria de imagens aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s