Budapest: gosto daqui, gosto de ti, agora

Budapest, 3 de junho de 2013

Podia ser outra cidade qualquer, num outro dia qualquer. Tanto fazia.

Pena dos que acreditam que viajar é tirar uma fotografia na Sagrada Família, é subir à Torre Eiffel ou passear-se pela 5th Avenue. Não é, não é, não é. Não é viajar se não conversarmos com os da terra, se não nos perdermos por ruas que até parecem agrestes, se não sentirmos medo, se não provarmos refeições caseiras feitas pelos de cá. Não é viajar se andarmos com um mapa a fazer “check” nos locais considerados “must see”.

Vou ser sincera: chegamos há dois dias a Budapest e concordei que comprar um bilhete para o autocarro turístico era uma boa ideia, uma vez que só ficamos cá por três dias e meio.
Desculpa Budapest. Desculpa por ter tido tão pouca consideração por ti.

Mal entrei naquele autocarro, senti-me uma traidora – tu acolheste-me, abriste-te para mim, deste-te-me, e o que eu fiz foi rejeitar-te. Deste-me ruas perdidas, pessoas desconhecidas que me queriam conhecer, novos sabores, toques novos. E eu rejeitei tudo isso sem olhar para trás, sem pensar uma vez, sem pensar em ti.

Mal entrei naquele autocarro, eu tive pena de mim. Sem exagero, senti amarras. Soltei-me enquanto ainda ia a tempo e agora estou num espaço que parece não fazer sentido, que não tem pés nem cabeça, onde nada se encaixa com nada. Nem precisa, para mim faz todo o sentido. Eu sei, Budapest. És tu a dares-me uma segunda oportunidade. Não te agradeço, não precisas disso. É-te suficiente que eu tenha percebido a tempo que és mais, muito mais. Enquanto acabo uma cerveja húngara que não sei dizer o nome, dizes-me para ficar porque ainda temos tempo.

Podia ser outra cidade qualquer, num outro dia ao acaso. Ainda bem que não é. Gosto daqui, gosto de ti, agora.

Szimpla: 1075 Budapest  Kazinczy utca 14
Szimpla: 1075 Budapest Kazinczy utca 14

Galeria de imagens aqui.

Deixe uma Resposta

