Porto, não sei quando te comecei a amar

Não nasci no Porto. Quando era pequena, para ir de Amarante ao Porto, demorava uma hora e meia ‐ talvez duas, não sei bem, não tinha noção do tempo ‐ pela estrada nacional.

Todas as minhas férias eu ia para Gaia, para casa de uma tia. Aí, ir ao Porto era constante. Lembro‐me que ficava radiante quando ia ao cinema, ao Pedro Cem. Depois a Tubitek (que aperto me dá este nome!), um ícone agora extinto do qual os meus tios eram donos, fazia as minhas delicias.

A praça dos cavalos, o livrinho pequenino de histórias infantis que a minha tia me comprava, as iluminações de Natal, a rua de Santa Catarina. As castanhas assadas e os almoços n’A Brasileira. Os jogos nas Antas com o meu Pai, as compras para o mês numa grande superfície com a minha Mãe. Saudades, saudades e mais saudades.

Depois cresci, foi altura de ir para a faculdade. “O Porto é a minha única opção”, dizia eu ao professor orientador que argumentava que para bem da minha saúde eu devia escolher a Beira Interior, Braga ou Vila Real.

Para bem da saúde do meu coração, eu escolhi o Porto.

Vivi no Porto até me mudar para o continente americano, há três meses. Eu sei que vou voltar porque se a nossa casa é onde o nosso coração está, então a minha casa é o Porto. E vou voltar a visitar os jardins do Palácio e nadar nas nossas águas geladas. E vou outra vez com o meu Pai comer uma bifana naquela casa mítica. Conga, é assim que se chama?

E vou voltar à minha casa.

Não nasci no Porto, já o disse. Mas o Porto é o meu Berço, a minha Escola, e quero que seja o meu Destino.

Porto, não sei quando te comecei a amar. Mas sei que é para sempre. Para todo o sempre.

Porto: cidade de eleição do meu coração
Porto: cidade de eleição do meu coração
Deixe uma Resposta

